Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Casearia pauciflora Cambess. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-08-2012

Criterio:

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Casearia pauciflora Cambess. é uma espécie muito característica, dificilmente confundida com outras congêneres. Endêmica do Brasil, há divergencias na literatura e nos testemunhos acessados quanto a sua real distribuição no território nacional. Dados recentes indicam sua presença em florestass úmidas e estacionais, em diferentes estágios de sucessão, nos estados do Maranhão, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Paraná, com apenas um registro de ocorrência para Brasília. Sua área core de distribuição parece ser o estado do Rio de Janeiro, uma vez que a maior parte dos registros foi feito nesse estado. Parece ocorrer de forma mais ampla em outros estados brasileiros, porém não há testemunhos; isso parece refletir o baixo esforço de coleta em muitas dessas áreas. Suas populações se encontram protegidas por Unidades de Conservação de diferentes categorias. Portanto, suspeita-se que C. pauciflora seja uma espécie de Baixo Risco (LC) de extinção; entretanto, estudos sobre sua real distribuição e sobre a estrutura de suas populações devem sem conduzidos a fim de subsidiar avaliações de risco de extinção futuras.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Casearia pauciflora Cambess.;

Família: Salicaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie é conhecida vulgarmente como bacupari (Marquete, 2010; Marquete; Vaz, 2007).Dificilmente confundida com outras espécies, isto por que suas folhas após desidratação escurecem e possuem um par de nervuras longo ascendente, e ovário com tricomas híspido-viloso (Marquete, 2010).

Distribuição

A espécie é encontrada nos estados do Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná (Marquete et al., 2012).

Ecologia

A espécie caracteriza-se por árvores ou arbustos, perene, tanto de luz difusa (esciófila) como de luz contínua (heliófila), hermafrodita, floração de Outubro a Maio com polinização por insetos, frutificação ocorrendo de Fevereiro a Maio e Julho a Novembro com dispersão de sementes por aves, ocorre em floresta ombrófila densa montana e submontana, secundária de encosta, floresta estacional semidecidual (Marquete, 2010; Marquete, com. pess.).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​ A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Galindo-Leal; Câmara, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: ​Criticamente em perigo (CR). Lista Vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- MARQUETE, R.; TORRES, R.B.; MEDEIROS, E. Salicaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 22/03/2012.

- MARQUETE, R.; VAZ, A.M.S.F. O Gênero Casearia no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rodriguésia, v. 58, n. 4, p. 705-738, 2007.

- SLEUMER, H.O. Flacourtiaceae. New York, NY: New York Botanical Garden, 1980. 1-499 p.

- YOUNG, C.E.;GALINDO-LEAL, C.;CÂMARA, I.G. Causas socioeconômicas do desmatamento da Mata Atlântica brasileira. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 103-115 p.

- MARQUETE, R. O gênero Casearia Jacq. no Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

Como citar

CNCFlora. Casearia pauciflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Casearia pauciflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/08/2012 - 18:43:09